QUAIS OS PRINCIPAIS REQUISITOS PARA INVENTÁRIO EXTRAJUDICIAL?

Saiba quais são os pressupostos.

MacBook Pro, white ceramic mug,and black smartphone on table
MacBook Pro, white ceramic mug,and black smartphone on table
Na publicação anterior, falamos sobre a atualização da norma Catarinense, que passou a permitir inventários extrajudiciais envolvendo menores de idade.

Hoje, falaremos de modo geral, sobre os requisitos básicos para realizar o processo de inventário, sem precisar recorrer ao judiciário.

Para começar, devo explicar de forma clara e objetiva que, Inventário, nada mais é que, o levantamento do patrimônio de alguém que faleceu e deixou herdeiros, bens e/ou dívidas.

Neste norte, para realizar o processo de Inventário Extrajudicial, é necessário:
a) A assistência de um advogado, podendo ser um profissional para todas as partes ou, cada parte ser assistida por seu próprio causídico de confiança;
b) Consenso sobre a forma da partilha, ou seja, não pode haver litígio;
c) Todas as partes devem ser capazes. Neste caso, conforme explicado no post anterior, será permitido a tramitação do processo de inventário extrajudicial no Estado de Santa Catarina, que tenham como herdeiros menores de idade, desde que a partilha seja igualitária (para entender melhor, leia a publicação anterior).

Ainda assim, você sabia que, mesmo que o seu processo preencha todos os requisitos acima, o cartório competente realizará a análise jurídica de toda documentação apresentada?

É neste momento que o papel do advogado será fundamental para o processo, visto que, além da instrução e possível mediação entre os interessados, o advogado exercerá a função crucial de intermediar a relação herdeiros x cartório, que por vezes, pode ser desgastante e complicada.

Este é um dos motivos pelos quais você deve priorizar a contratação um profissional especialista na área, que possua trânsito e conheça os procedimentos de cada cartório, para que esse momento não se torne um verdadeiro pesadelo.

Mas, Dr. Lucas, e se o falecido deixou Testamento, o que eu faço?
Nestes casos, você ainda pode optar por realizar o procedimento extrajudicialmente. Contudo, será necessária a homologação do testamento pelo Juiz.

Falaremos mais dessa hipótese na próxima publicação.
Ficou com alguma dúvida? Clique no botão abaixo e agende uma consulta!